junho 13, 2006

DESCRIÇÃO DO CURSO:
A disciplina está estruturada como uma introdução ao pensamento filosófico e não como uma visão histórica mais ou menos completa da Filosofia e das disciplinas que tradicionalmente lhe são atribuídas (Ética, Metafísica, Epistemologia, etc.). Normalmente estas tentativas de abordar a Filosofia a partir da história das diferentes correntes filosóficas incorrem no erro de não buscar a compreensão ampla das idéias e argumentos daqueles pontos de vista. É preferível estruturar o estudo da Filosofia em determinadas questões importantes e mais comumente tratadas, tanto na Filosofia quanto em outras disciplinas ou campos do saber. Apesar desta estruturação centrada em questões de Filosofia e não em correntes da Filosofia (Existencialismo, Marxismo, Estruturalismo, Positivismo, etc), a disciplina apresentará diferentes pontos de vista sobre os temas escolhidos como conteúdo.

A Filosofia contemporânea se constitui muito mais no debate sobre questões que possuem relevância para o mundo que lhe serve de contexto (a realidade, a psicologia, a ciência, os argumentos quando a fé e a existência de Deus, a Liberdade, entre outros) do que no estudo e analise de questões internas aos pontos de vista expressos nas diferentes correntes filosóficas. A característica importante da Filosofia e de seu estudo, é que o ensino da Filosofia está intimamente ligado à concepção do que seja a Filosofia. Assim, um filósofo que compreenda a Filosofia com uma "luta" entre diferentes concepções ou teorias, ensinará Filosofia a partir de teorias. O ponto de vista que dá origem à estruturação desta disciplina concebe a Filosofia como um debate sobre temas e não como a construção de Teorias. Portanto, o ensino de Fundamentos Filosóficos terá como centro o estudo das questões relevantes da Filosofia.

Assim, o intuito principal ao elaborar o programa da disciplina foi de selecionar alguns temas que servem como exemplos característicos e que ilustram a forma como os filósofos, e os que estudam Filosofia, formulam suas questões, investigam estas questões na busca de possíveis respostas e apontam para outros problemas relacionados. Conseqüentemente, serão apresentadas algumas questões que lidam com conceitos importantes do trabalho filosófico e que possuem aplicação em obras da Filosofia e da Cultura em geral.

O objetivo central da disciplina é o aprendizado do uso de conceitos da Filosofia e da significação de conceitos filosóficos fundamentais através de textos selecionados.

JUSTIFICATIVA:

_Considerando que a sociedade contemporânea constitui-se através da discussão de caminhos e trajetórias compartilhadas e que estas mesmas trajetórias e caminhos possuem um contexto de idéias e argumentos, a Filosofia por se constituir na analise e compreensão de argumentos e idéias se torna um tema importante na construção de qualquer profissão.

_Considerando que estudo da Filosofia permite que as pessoas que a ele se dedicarem, ainda que de maneira introdutória, possam considerar de maneira crítica as idéias e valores que estão disseminados na sociedade e no ambiente acadêmico.

_Considerando que o estudo das discussões filosóficas apenas é possível através do trabalho direto com os textos onde tais discussões são elaboradas e criticadas, assim, o estudante de Filosofia poderá adquirir instrumentos que lhe permitam considerar suas próprias questões segundo critérios de racionalidade e crítica argumentativa.

_Tendo em vista que a Filosofia é um estudo que fornece a oportunidade de adquirir práticas e técnicas que ajudam na leitura de textos, na prática de escrever pequenos ensaios e na comunicação oral; os estudantes de Filosofia poderão adquirir um ponto de vista mais amplo sobre as diversas questões que futuramente venham a discutir ou empenhar-se.

_A Filosofia é uma disciplina que estimula nos (as) alunos (as) o desenvolvimento do pensamento argumentativo além de envolvê-los (as) num diálogo disciplinado que visa a consideração de cada ponto de vista segundo os méritos argumentativos que estes apresentam.

_Além disto, a Filosofia, dada sua maneira de considerar os temas aos quais se dedica, permite aos (as) alunos (as) que desenvolvam e exercitem sua capacidade de pensamento independente e crítico.

OBJETIVOS.

O objetivo principal do curso é proporcionar aos alunos (as) os instrumentos básicos para compreensão de textos de Filosofia através do estudo de questões centrais da Filosofia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

_Adquirir uma visão perspectiva sobre os problemas e questões centrais da Filosofia.

_Adquirir um conjunto de práticas e técnicas de leitura, comunicação oral e elaboração de textos escritos que permitirão aos (as) alunos (as) interagir nas discussões de cunho filosófico, tanto em aula quanto fora dela;

_Aprender suficientemente sobre seus próprios interesses filosóficos e sobre seu estilo próprio de argumentação, a fim de tornar suas necessidades acadêmicas e preferências teóricas claras.

_Adquirir e demonstrar habilidade para discutir e analisar textos filosóficos de diferentes maneiras, as quais incluem:

(a) Habilidade para discutir leituras exigidas em sala de aula em termos e conceitos básicos.

(b) Habilidade para identificar teorias, pontos de vista e conceitos gerais.

(c) Habilidade para a compreensão dos textos acadêmicos, tanto da Filosofia quanto de outras áreas do saber.

(d) Habilidade para explicar e discutir argumentos e pontos de vista de maneira clara e precisa.

CONTEÚDOS

1. O que é Filosofia.

2. Conhecimento.

3. A Verdade.

4. O mundo Material.

5. Questões filosóficas quanto á Mente Humana.

6. Relações Filosóficas entre Mundo Externo e Mundo Interno.

7. Noção Filosófica de Causa.

8. Liberdade Humana.

Para cada conteúdo discriminado será apontado um texto específico para leitura como preparação para as aulas. Os textos selecionados são os seguintes:

Texto 1 "O que é Filosofia e Por Que Vale a Pena Estudá-la", A.C. Ewing.

Texto 2 "As Alegações da Metafísica", A.J. Ayer.

Texto 3 "Significado e Sentido Comum", A.J. Ayer.

Texto 4 "A Matéria", A.C. Ewing.

Texto 5 "Meditações" I e II, Renato Descartes.

Texto 6 "A Mente", A.C. Ewing.

Texto 7 "Corpo e Mente", A.J. Ayer.

Texto 8 "As Alegações da Teologia", A.J. Ayer.

Texto 9 "Deus", A.C. Ewing.

Resenhas: São apresentações resumidas de determinado ponto da argumentação do autor estudado. Por exemplo, qual o argumento discutido num determinado texto e quais os pontos de vista desenvolvidos sobre o mesmo.

Textos: Constituem-se na discussão escrita de determinado ponto de vista apresentado por um autor, mas sob o ponto de vista particular de cada aluno (a)

Trabalhos: São questões apresentadas pelo professor e que dizem respeito ao argumento discutido em determinado texto. As questões exigem que o (a) aluno (a) responda segundo as idéias do autor do texto e não sob seu ponto de vista pessoal.

Discussão de Tópicos: O exercício Constitui-se na indicação de determinado argumento de um autor estudado e a apresentação de pontos de vista contrários e favoráveis. Podem ser criados grupos que se dividirão na tarefa de criticar ou defender determinado ponto de vista. Tanto a defesa quanto a crítica são elaboradas segundo o ponto de vista pessoal de cada grupo envolvido.

Avaliação Final: É o exercício acadêmico de responder a determinadas questões sobre textos trabalhados em aula. A avaliação final será individual.

OBSERVAÇÕES

Contrariamente á opinião corrente, o estudo da Filosofia requer algumas práticas específicas que demandam exercício a fim de que seu estudo seja eficiente. A seguir apresentam-se alguns requerimentos:

Linguagem. Em qualquer encontro com os textos de Filosofia um dos maiores entraves é a linguagem utilizada pelos filósofos. Sob tal aspecto a linguagem da Filosofia tende a ser mais terminológica e conceitual que a linguagem literária ou ordinária. Devido a esta necessidade de empregar conceitos restritos que a linguagem da Filosofia se torna mais difícil em um primeiro contato. O primeiro passo visando diminuir este entrave é o uso do dicionário para clarificar o significado das palavras que são empregadas, especialmente aquelas que possuem status terminológico (Realidade, Mundo, Mente, entre outras). O próximo passo é buscar desenvolver corretamente estes conceitos no contexto filosófico em que aparecerem. Tendo em vista que este curso/disciplina trabalha sobre textos específicos de Filosofia, pode-se afirmar que é uma introdução à linguagem da Filosofia.

Leitura. Ler um texto de Filosofia é algo muito diferente de ler um texto literário (apesar de que alguns filósofos escreveram diálogos). No caso da Filosofia a rapidez e a quantidade de leitura, não significam "qualidade de leitura". Ao contrário, talvez impossibilitem a correta compreensão dos problemas estudados. Assim, é bem melhor ler pausadamente, ler menos, mas ler melhor. Ao mesmo tempo, a função deste curso/disciplina é auxiliar os (as) alunos (as) na tarefa de ler criticamente os textos de Filosofia, com este objetivo forma escolhidos textos de poucos autores, mas que tratam de diferentes problemas com diferentes pontos de vista. A tarefa do professor é auxiliar os (as) alunos (as) nas explicações terminológicas, contudo cabe ao (a) aluno (a) elaborar suas próprias anotações a partir de uma leitura individual.

Escrita. Escrever é uma das técnicas da filosofia que possui o mesmo valor que uma boa exposição oral. Atualmente, com as inovações da Internet, a escrita se tornou preponderante. Escrever sobre Filosofia requer, preponderantemente, análise. Ao escrever seus próprios pensamentos ou questões estudadas o (a) aluno (a) terá oportunidade de avaliar e considerar a validade do argumento que está estudando. Assim, espera-se dos (das) alunos (as) que a leitura produza anotações, estas anotações serão importantíssimas em sala de aula. Algumas observações pontuais que poderá auxiliar na leitura dos textos indicados:

[a] Mantenha-se atento (a) apenas à questão central do texto (por vezes os filósofos iniciam uma discussão apresentando seu objetivo no texto, ms incluem tantos exemplos e exploram tantas possibilidades que o leitor perde o "fio da meada").

[b] Esforce-se ao máximo para compreender e explicar o texto, apenas depois de ter certeza de que compreendeu as etapas do texto, apresente sua opinião ou crítica.

[c] Sempre forneça razões para sua discordância ou concordância com o autor.

[d] Quando analisar um argumento tente considerar caminhos alternativos, novos cenários para o mesmo (seja seu ou do autor).