fevereiro 23, 2011

Fazem quase dois anos que não coloco postagens neste Blog. Muitos fatos desagradáveis ocorreram neste meio tempo. Muitos fatos agradáveis também ocorreram: consegui meu título de Doutor em Filosofia pela UFSCar. Isto, contudo, parece apenas aumentar minha responsabilidade para com a filosofia e as questões filosóficas.

A princípio elaborei este Blog para postar mensagens sobre fundamentos de filosofia para meus alunos. Minha maneira de ensinar filosofia não foi do agrado de alguns alunos(as); fizeram abaixo assinado para me retirar da disciplina e a coisa quase foi adiante. Felizmente tinha em sala várias pessoas interessadas em aprender a discutir e argumentar sobe filosofia e alguns(mas) poucos(as) interessadas em "aprender o que vou ensinar"(isto, contudo, não faz sentido: um professor de matemática não pode aprender na Universidade apenas aquilo que vai ensinar, ele deve estar vários passos adiante). Meu método de ensino não incluí muita história da filosofia, pois me parece que estou apenas transmitindo informação superficial: o que adianta saber que Platão tinha Pai ou Mãe e que seu tio....etc. O importante é saber qual o argumento de Platão, qual o argumento de Aristóteles e assim por diante. A história da filosofia entra apenas como informação. 

Fazer filosofia é bem diferente de saber história da filosofia. Seja como for este é um debate que sempre estará em aberto, pois as histórias da filosofia são necessárias para que nos aproximemos dos textos fundamentais.

Acredito que o melhor método é enfrentar os problemas da filosofia tal como foram legados e tal como são trabalhados pelos filósofos competentes. Isto significa ler a obra original ou trechos da mesma. Existem dois textos ótimos para isto e que foram traduzidos para o português brasileiro. Contudo, devido a dificuldade em superar as distinções entre "filosofia analítica" e "filosofia" (como se fossem coisas diferentes), estes textos ficam jogados de lado em quase todas as bibliotecas: A C Ewing, Problemas Fundamentais da Filosofia, editado em 1987 pela Jorge Zahar e A J Ayer Questões fundamentais da Filosofia, também editado pela Jorge Zahar. O primeiro texto é divido em capítulos que tratam de problemas "A Matéria", "A Mente", "Interação Mente Matéria" e termina discutindo "Deus" e a "liberdade". O segundo texto, é fruto das palestras de Ayer em uma universidade que agora não lembro (são as Aulas Gifford, parece). Tal como o primeiro consiste na discussão de problemas filosóficos com pouco material de história da filosofia. Isto pode ser complementado. O interessante é que estes dois textos consistem na discussão dos argumentos e contra-argumentos que surgem ao tratarmos dos problemas da filosofia. Um capítulo de Ewing trata apenas da "Causa" e pode ser usado para qualquer curso, principalmente para o de Psicologia, pois apresenta várias concepções do que seja uma causa. Nas aulas do curso de História - quando ainda era aceito por lá - as discussões eram enormes, pois os historiadores pretendem fornecer uma "causa dos fatos históricos". Na Psicologia - quando ainda eram duas disciplinas de Filosofia e as duas presenciais - ocorria o mesmo a discussão da interação entre Mente e Matéria ainda é um tema importante para quem estuda Psicologia. Um dado interessante sobe o texto de Ayer é que ele discute os argumentos de maneira quase que neutra, (se isto é possível em filosofia) isto é, ele apresenta o argumento e depois fornece seu ponto de vista sobre o mesmo.

Bem, seja como for o objetivo deste Blog irá mudar. Vou passar a postar temas que acredito interessantes para quem estuda ou estudou filosofia. Caso existam pessoas interessadas no método que utilizei posso disponibilizar algumas aulas com comentários. Ao menos alguns outros professores poderão vir aqui comentar que também foram retirados das disciplinas de filosofia por alunos que já sabiam o que deveriam saber.

Arturo

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