novembro 18, 2005

O QUE É FILOSOFIA?


I. Definindo a Filosofia

O melhor lugar para começar a definir a Filosofia é com a Etimologia da própria palavra. A maioria das pessoas já sabe que o termo é derivado das palavras gregas: Philo (amor, amizade) e Sophia (sabedoria). Filosofia, então, significa literalmente "amor pela sabedoria" ou "amizade pela sabedoria". Em principio todos nós temos alguma noção do significam as palavras "amizade" e "sabedoria". Contudo, o que significa "sabedoria" exatamente? Ainda que possam existir diferentes pontos de vista do que "sabedoria significa, podemos defini-la como "a própria compreensão a respeito da natureza da realidade".

Uma pessoa sábia, de acordo com a definição fornecida, tem uma correta compreensão de sua própria natureza, da natureza do universo e da natureza de Deus (de fato, Deus atualmente existe). Esta compreensão, ao mesmo tempo, informa e influência a maneira como esta pessoa vive sua vida. Uma pessoa é sábia, em outras palavras, se ela possui uma correta compreensão a respeito de como as coisas são e vive sua vida de acordo com esta sabedoria.^

A Filosofia também está ligada a questão da Verdade. O filósofo Grego Pitágoras, por exemplo, afirmava que diferentemente de outros seres humanos que estão ligados apenas aos afazeres do dia-a-dia, o filósofo busca a verdade. O objetivo da Filosofia, de fato, não é esta ou aquela verdade, minha verdade ou sua verdade, mas "A Verdade". A verdade que a Filosofia busca é uma verdade que se aplica a todas as pessoas em todos os tempos. Tal verdade tem sido denominada, na história da Filosofia, como verdade transcendental (pode-se dizer Verdade Universal), pois ela não está restrita à percepções individuais do que é verdadeiro ou falso.

Desta forma, sabemos agora que a Filosofia envolve uma busca pela verdade com vistas a adquirir sabedoria. A próxima questão que deve ser feita é: como se adquire (atinge) esta verdade? Sócrates, o Pai da Filosofia Ocidental, disse: "O Maior bem para os seres humanos é discutir diariamente a virtude e todas aquelas coisas que você me vê conversando e examinando em mim mesmo e nos outros, pois uma vida que não se examina não merece ser vivida".

Para Sócrates, então, a Filosofia envolve uma investigação critica da realidade que é caracterizada por uma investigação crítica. Uma forma racional de investigação é aquela baseada exclusivamente em argumentos sólidos e não em opiniões, crenças ou sentimentos.

Claro, não há nada errado com o fato de possuir opiniões, sentimentos e crenças quanto a questões importantes, mas a disciplina da Filosofia pede-nos que sejamos aptos a justificar por que mantemos estas opiniões, sentimentos e crenças. Se desejarmos nos engajar no discurso filosófico, então, necessitamos dar suporte a nossos pontos de vista usando a lógica e não as emoções.

Com base no que foi dito acima, nosso trabalho de definição da filosofia parecerá mais ou menos com o seguinte:
FILOSOFIA= Exame crítico da realidade, caracterizada por ser uma investigação racional que busca a verdade com o objetivo de obter sabedoria.


II. O que a Filosofia não é.


Algo importante a ser considerado quando se busca definir a Filosofia é considerar o que a Filosofia não é. Muitos estudantes chegam a Filosofia através do estudo de uma ciência natural ou humana (História, Psicologia, Sociologia, Química, Física, etc). Tais estudantes podem acreditar que a Filosofia é como a ciência e ficarão frustrados ao perceberem que não existem livros textos de Filosofia com listas de problemas, questões, teorias, fatos importantes, fórmulas para serem memorizadas bem com exercícios sobre problemas com respostas fáceis de completar. Pois a Filosofia não é igual às ciências.

A Filosofia não é uma ciência. Tanto a Filosofia quanto a Ciência estão fundadas no bom raciocínio. Contudo, o raciocínio científico é fundamentado na precisão matemática e no isolamento experimental de variáveis, enquanto que o raciocínio filosófico é fundado na expansão do diálogo face-a-face e na argumentação.

A Filosofia também deve ser distinguida da Religião. Contudo, a maneira de distinguir a Filosofia da Religião ou com relacioná-la com a Religião é uma questão controversa. Se a relação é de dependência, então, a Filosofia depende da revelação religiosa para guiá-la? Por outro lado, a fé religiosa é um ponto de vista pertencente aos "leigos" e apenas aqueles que realmente conhecem a verdade estão aptos a fundamentar suas crenças filosoficamente?

Tais questões são discutidas na Filosofia da Religião ou na Teologia
Finalmente, é necessário distinguir a Filosofia da Arte. Experiênciar a arte é estar intrigado intuitivamente com algo que dificilmente pode ser reduzido a uma clara e crua descrição. Intuição e sentimento, privacidade e individualidade, espontaneidade e criatividade são primarias em qualquer experiência artística (ou no que se denomina estética).

A Filosofia, enquanto amor à sabedoria, também possui uma faceta emocional e intuitiva. Mas, a Filosofia está baseada, em última instância, no raciocínio dialógico e não no raciocínio privado da experiência inefável.

Assim, a Filosofia não é uma Arte, nem uma Ciência nem, tampouco Religião. A Filosofia é uma maneira de investigar única e própria.


II. Campos da Filosofia

A disciplina da Filosofia é tradicionalmente dividida em cinco campos ou áreas de estudo:
1. Metafísica (ou ontologia) é o estudo da realidade. Algumas das questões com que lida a Metafísica são:
(1) Qual é a Realidade última?
(2) As substâncias que existem no mundo são apenas uma que compõe a outra ou são várias e diferentes?
(3) A realidade pode ser compreendida pelos sentidos ou ela é transcendente aos sentidos?
(4) O que significa a Mente e qual sua relação com o corpo?

Epistemologia que é o estudo do conhecimento e da maneira como conhecemos. Entre outras questões epistemológicas podemos citar
(1) O que é conhecimento?
(2) O conhecimento é adquirido apenas através dos sentidos ou por algum outro meio?
(3) Como sabemos que o que percebemos através dos sentido é corret
(4) As teorias da ciência estão fundamentadas em qual visão de mundo? (5) As ciências Humanas são iguais às ciências naturais?

Ética é o estudo do certo e errado na ação humana. Algumas questões da ética são:
(1)O que é o certo?
(2) Existem parâmetros objetivos de certo e errada na ação humana? (3) Os valores morais são absolutos ou relativos?
(4) Agimos de maneira correta apenas quando fazemos o que a sociedade aceita?

Estética. É o estudo da Beleza u do que é o "Belo". Algumas questões: (1) O que faz de uma coisa qualquer algo "belo"?
(2) Existem padrões objetivos de beleza?


Lógica ou o estudo dos princípios do raciocínio correto. A lógica é a ferramenta básica que os filósofos utilizam para investigar a realidade. Algumas questões seriam:
(1) O que faz um argumento válido ou inválido?
(2) O que é um argumento sólido?


Estes são os campos da Filosofia. Através da História da disciplina ela também foi utilizada como uma ferramenta para investigar outros domínios da vida. Por exemplo:
filosofia da lei
filosofia da religião
filosofia política
filosofia social
filosofia da ciência
filosofia da história

Projeto SOPHIA © 2000, M. Russo and G.
Fair For more information contact: mrusso@molloy.edu
Arturo Fatturi
arturofil@ifrance.com
Tradução e Adaptação